segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Deixando seu cão sozinho em casa!

A realidade da vida moderna faz com que nossos cães e gatos tenham que aprender a ficar sozinhos ocasionalmente. Esse treinamento é simples e se você seguir os passos direitinho seu cão não apresentará ansiedade de separação ou ficará entediado em casa.
1. Primeira coisa é deixar a sua casa a prova de "bagunça canina".
Ex.: Tirar objetos da altura que ele possa pegar e destruir, ou tirar aparelhos eletrônicos das tomadas antes de sair. (Ver. "Tornando sua casa a prova de bagunça canina")

2. Brinque um pouco com ele antes de sair. Cães cansados tem menos probabilidade de fazer besteira quando sozinhos!
3. Leve ele pra fazer as necessidades e depois dê a ele sua refeição. Cães com o estômago cheio descansam naturalmente.

4. Mantenha sempre um cantinho especial pra o seu cão, onde ele terá uma caminha, seus potinhos e brinquedos.

5. Saia e chegue SEM FAZER FESTA.Isso inclui:Sem fazer carinho;
Sem dizer "Tchau"; Isso deve ser feito tanto nas saídas quanto nas chegadas. Aguarde ele se acalmar e depois de atenção. (Ver. "Chegando e saindo de casa sem traumas! ")

6. Antes de sair, pegue o brinquedo favorito dele e esfregue nas suas mãos, isso vai deixar seu cheiro nele.

7. Esconda petiscos e ossinhos pela casa. Isso é ótimo para ele exercitar o cérebro enquanto estiver sozinho.

8. Deixe um rádio ou a tv ligados para proporcionar um som ambiente, fazendo com que ele não escute ruídos externos.

9. Nunca deixe seu cão sozinho o dia todo!
Se você precisar deixá-lo sozinho por tanto tempo, tenha um amigo que possa ir vê-lo durante o dia ou contrate um dog walker ou deixe-o num day care para cães.

9 comentários:

Bruna Ribeiro disse...

Acho que um dos itens mais difíceis de atender é o 5. É muito difícil chegar em casa e não poder demonstrar toda a alegria de ver aquela carinha fofa.
O que importa é que eles são ótimos e nos fazem muito mais felizes!!

JESSICA FERNANDES disse...

Gostei das dicas que você deu, como sabe sou marinheira de primeira viagem huauhauha e me custou muito aprender essas coisas. Sempre quando saíamos, minha cachorrinha sempre fazia a festa em casa, rasgava tudo uhahuauha.. mas agora ja aprendemos a lição e tomamos mais cuidados! ;)
Adorei as dicas, são ótimas opções principalmente quando seu caozinho é daqueles brincalhoes.. e que nao conseguem ficar longe de bagunça!

Anônimo disse...

Gostei das dicas, eu ainda não tenho um caozinho, mas pretendo ter um, e essas eram uma das dúvidas que tinha, como deixá-lo sozinho em casa? Valeu...

Pri Nascimento Belai disse...

Eu entendo que a relação das pessoas com um animal de estimação é como se fosse de um familiar, porém não podemos esquecer os limites, bicho é bicho, gente é gente.
Adoro chegar em casa, depois de um dia estressante e ter a Pipoca e a Mimi me olhando e "tentando descobrir" o que tenho!

Mirella Bonetto disse...

Rose...
acredito que seu blog é muito interessante para muitas pessoas, porém eu amo cães e gatos, mas longe de mim...rs Meu noivo é apaixonado por cachorro e afirma que quer ter um quando nos casarmos.. mas eu não sou muito fã..
Eu tenho uma tartaruguiha, ela é uma graça.. e na minha opinião dá menos trabalho.. me desculpem aí...
bjos..

Anônimo disse...

Oi Rose
Achei as dicas muito interessante, tentarei aplicá-las, pois sinto uma peninha qdo meu cãozinho fica sozinho com aquela carinha triste, apesar que depois de um tempinho ele faz muita arte... rs
O negócio então é deixá-lo cansado, alimentado e dificultar o acesso aos objetos, certo? rs
Valeu!!
bjs
Cris - Londrina/PR

Anônimo disse...

Rose,
Seu blog é muito legal e interessante,pois existem diversas pessoas que adoram cãos e que com certeza irá contribuir grandemente à estas, em relação ao conhecimento destes animais.
Meu filho adora cães, pena que não temos tanto tempo para dedicar e cuidar destes bichinhos como eles merecem e é por isto que não tenho em casa.
Beijos e parabéns por esta tão criativa idéia.

Rosimeri

Anônimo disse...

Concordoo, a idéia é super criativa e queria elogiar o nome também, pq o melhor amigo do homem é o seu cão.. companheiro de todas as horass!

Supernany RJ disse...

É isso que faço com meu akita, mas, em relação às chegadas, é difícil, pois, apesar de eu ficar calada e entrar dentro de casa sem lhe dar atenção, é uma alegria só (pula, corre e não sossega enquanto não dou atenção). Pode ter certeza de que sou mais "osso duro de roer" do que ela. Ainda tem 5 meses e espero que melhore com um tempo. Abraços.